quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ativ. 1.2 - Diálogo Teórico

Johann Pestalozzi 

Um dos grandes colaboradores e pensadores sobre a educação pública.Exerceu grande influência no pensamento educacional, foi um grande guerreiro em favor da democratização da educação pública.Brigou junto com autoridades pelo direito absoluto da educação das crianças das classes desfavorecidas ou seja, crianças pobres que não tinham condições de estudar.Ele viu através da psicologia que elas seriam capazes de aprender.Para ele a escola seria um lar,para essas crianças pois ele acha que é a melhor instituição educacional que a criança deve ter.Portanto, é nesse lar que elas vão adquirindo base para a sua formação moral,política e religiosa.Porém devem ser respeitado como o meio supremo do aperfeiçoamento individual e social de cada um.Segundo Pestalozzi somente a educação poderia contribuir para que o povo conservasse os direitos conquistados,que só através dos estudos poderia mudar as terríveis condições de vida do povo.Pestalozzi contribuiu e contribui até hoje com seus conceitos de disciplina entre aluno e professor, e também com os novos recursos metodológicos,formação de professores,junto do estudo da educação como ciência.Ele com sua equipe foi um grande colaborador para todos da educação através de materiais pedagógicos,voltados à linguagem, e também para outras áreas do conhecimento. 

II comentário 

Celestin Freinet 

Um grande educador francês desenvolveu atividades dentro da pedagogia que se tornou tão difundida que até hoje são utilizadas sem nunca terem ouvido falar dele.São os casos das aulas passeio, dos cantinhos pedagógicos e troca de correspondências entre as escolas.Não é necessário conhecer a fundo a obra de Freinet para fazer bom uso desses recursos.É só entender a teoria que motivou sua criação, que possibilitou os educadores identificar com a corrente da escola nova que foram nas primeiras décadas do século XX se insurgiu contra o ensino tradicional centrado no professor e na cultura enciclopédica, trocando e dando lugar para para uma educação ativa em torno do aluno.Ele como pedagogo somou ao ideário dos escolanovistas uma visão machista e popular tanto da organização da rede de ensino  como do aprendizado em si.Sempre acreditou que é preciso fazer uma transformação na escola por dentro,pois é com essa mudança que  exatamente ali que se manifestam as contradições sociais.Em sua teoria como pedagogo e educador era o trabalho e a cooperação que vem em primeiro plano,ele defendia seu ponto de vista em contraste com outros pedagogos,incluindo os da escola nova,que "não era o jogo que é natural da criança mas, ssem o trabalho"."Para ele o seu maior objetivo que deixava declarado para todos era de criar uma escola para o povo".

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